Consumo de álcool e risco cardiovascular
25 de abril de 2005
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
25 de Abril de 2005. O consumo moderado de álcool tem sido considerado benéfico para diminuição do risco cardiovascular, mas muito cuidado deverá ser tomado antes que consumo de bebidas alcoólicas seja aconselhado, afirma artigo veiculado pela mais recente edição da revista American Journal of Epidemiology. Estudo com 20 anos de duração acompanhou o consumo de bebidas alcoólicas por quase 7 mil homens sem doença cardiovascular prévia. Ao final desse período, pesquisadores ingleses notaram que os participantes que consumiram álcool de forma moderada tiveram menos doenças cardiovasculares que os demais. O consumo exagerado da bebida, no entanto, superou a abstinência e determinou alto risco cardiovascular nesse estudo, fato que sugere a tomada de precauções antes de se considerar os efeitos benéficos do consumo de álcool.
Fonte: American Journal of Epidemiology 2005 161(9):856-863
Palavras chave: consumo, cardiovascular, risco cardiovascular, risco, álcool, consumo bebidas, bebidas, journal, 2005, estudo, doenças cardiovasculares, cardiovasculares os, consumiram, menos doen
conteúdos relacionados
- Clipping / Publicado em 9 de novembro de 2005
Estratégia de vermes parasitas pode ajudar no combate a alergias
- Clipping / Publicado em 17 de maio de 2005
Colesterol pode acelerar o crescimento de câncer de próstata
- Clipping / Publicado em 17 de maio de 2005
Cientistas dos EUA anunciam criação de pílula da memória
- Clipping / Publicado em 11 de abril de 2005
Ferro na farinha
- Clipping / Publicado em 2 de março de 2004
Estudo liga morte a trabalho escravo
- Clipping / Publicado em 16 de dezembro de 2003
Revisão discute a etiologia da doença de Chron
- Clipping / Publicado em 12 de novembro de 2003
Médicos cobram do presidente melhorias em relação aos planos de saúde
- Clipping / Publicado em 31 de outubro de 2003
Vacina tríplice viral será produzida no Brasil a partir de 2004
- Clipping / Publicado em 2 de outubro de 2003
TRH aumenta a densidade óssea e diminui o risco de fraturas em mulheres
- Clipping / Publicado em 21 de fevereiro de 2003
Via transradial para coronariografias e angioplastias apresenta bons resultados


