Efeitos de elementos da dieta sobre o risco de desenvolvimento de gota

15 de março de 2004
Equipe Editorial Bibliomed

15 de Março de 2004. O consumo de alimentos ricos em purinas tem sido extensamente associado ao desenvolvimento da gota. Um papel protetor contra a doença tem sido, por outro lado, atribuído a derivados do leite. A fim de verificar a influência desses elementos da dieta sobre o risco de ocorrência de gota em uma população, estudo prospectivo publicado no The New England Journal of Medicine acompanhou por 12 anos cerca de 47 mil homens sem história prévia da doença. Os autores, de diversos centros de pesquisas de Boston – EUA, verificaram que o consumo de grandes quantidades de carne e frutos do mar se associou a aumento do risco de se desenvolver gota entre os indivíduos estudados. O consumo de quantidades moderadas desses itens do cardápio, no entanto, não foi identificado como fator de risco, ao passo que derivados do leite foram capazes de prevenir a doença quando consumidos em quantidade suficiente.

Fonte: The New England Journal of Medicine
http://content.nejm.org/cgi/content/short/350/11/1093

Palavras chave: gota, risco, doença, new england, new, desenvolvimento gota, england journal, new england journal, dieta, dieta risco, elementos, consumo, leite, england, quantidades, desenvolviment


conteúdos relacionados

Clipping / Publicado em 8 de julho de 2005

Salto de qualidade genético

Clipping / Publicado em 29 de junho de 2005

Mais que polêmico, ensinar criacionismo é "crime", diz físico Marcelo Gleiser

Clipping / Publicado em 27 de junho de 2005

Garota de 13 anos publica estudo sobre videogames

Clipping / Publicado em 22 de junho de 2005

"DNA-canguru" ajuda a configurar cérebro, dizem cientistas

Clipping / Publicado em 20 de junho de 2005

Lactato e déficit de base ainda são bons preditores do prognóstico no trauma

Clipping / Publicado em 25 de abril de 2005

Consumo de álcool e risco cardiovascular

Clipping / Publicado em 20 de janeiro de 2005

Alzheimer

Clipping / Publicado em 20 de janeiro de 2005

Beber suco e refrigerante destrói proteção dos dentes, diz estudo

Clipping / Publicado em 28 de dezembro de 2004

Nova vacina complementará coquetel contra aids

Clipping / Publicado em 8 de dezembro de 2004

Tabagismo afeta negativamente o funcionamento de neutrófilos periféricos

© 2000 - 2013 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa