Consumo de chocolate amargo é viável e aceitável no ambiente escolar

03 de agosto de 2012
Equipe Editorial Bibliomed

03 de agosto de 2012 (Bibliomed). O aumento da pressão arterial no adulto, mesmo sem hipertensão, prevê desfechos cardiovasculares e é previsto pela pressão arterial na infância. A ingestão regular de chocolate amargo reduz a pressão arterial em adultos, mas os efeitos em crianças são desconhecidos. Pesquisadores analisaram a viabilidade da oferta de chocolate amargo na escola e sua eficácia em curto prazo na redução da pressão arterial média. Ao todo, 194 crianças (com idade entre 10-12 anos) foram escolhidas aleatoriamente por grupo de intervenção (7 g de chocolate escuro por dia durante 7 semanas, n = 124) ou controle (n = 70) , 98% e 93% forneceram dados durante o acompanhamento , respectivamente. Estudantes do grupo intervenção e do controle tiveram semelhantes pressões arteriais sistólica  (diferença média de 1,7 milímetros Hg; IC 95% -0,6 a 4,1) e diastólica (-1,2 mm Hg; IC 95% -3,6 a 1,3), dados antropométricos e bem-estar.

Os resultados mostram que o fornecimento de chocolate amargo é viável e aceitável no ambiente escolar. Para um julgamento definitivo, os autores recomendam uma amostra maior, medidas de função endovasculares e consideração de uma maior dose antioxidante em funcão da duração e/ou conteúdo.

Fonte: Archives of Disease in Childhood, Volume 97, issue 7, 2012, Pages 637-640

Palavras chave: crianças, idade escolar, chocolate, chocolate escuro, chocolate amargo, hipertensão arterial, pressão arterial

 


conteúdos relacionados

Clipping / Publicado em 17 de outubro de 2005

Medicamento pode diminuir seqüelas decorrentes de AVCs

Clipping / Publicado em 26 de setembro de 2005

Estudo compara efeitos de diversos anti-pisicóticos no tratamento da esquizofrenia

Clipping / Publicado em 29 de julho de 2005

Medula óssea pode criar novos óvulos em mulheres inférteis

Clipping / Publicado em 9 de junho de 2005

Logística melhora qualidade do atendimento ambulatorial em pacientes com câncer de pulmão

Clipping / Publicado em 18 de março de 2005

Açúcar de capim pode combater diabetes

Clipping / Publicado em 17 de dezembro de 2004

Computadores portáteis ( i>handhelds /i>) utilizados em um Departamento de Emergências

Clipping / Publicado em 23 de novembro de 2004

Perfuração de cólon após administração de AINE em tratamento odontológico

Clipping / Publicado em 7 de outubro de 2003

Proteína do cérebro pode ser causa do mal de Alzheimer, diz estudo

Clipping / Publicado em 14 de agosto de 2003

Cientista acha possível se comunicar com doentes próximos do coma

Clipping / Publicado em 5 de maio de 2003

Legumes e frutas oferecem efeito protetor contra o câncer

© 2000 - 2013 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa