Publicidade

Publicidade

Publicidade

LITOCIT

Laboratório
Apsen Farmacêutica S.A.
Principio ativo
POTÁSSIO, CITRATO
Classe
Composição
Cada comprimido contém: Citrato de potássio 10 mEq (1.080 mg) ou 5 mEq (540 mg).
Apresentação
Frasco contendo 60 comprimidos com 5 mEq e 10 mEq de citrato de potássio.
Indicações
O citrato de potássio (LITOCIT) é indicado no tratamento da acidose tubular renal, com formação de cálculos por sais de cálcio, hipocitratúria com redução da excreção de oxalato de cálcio de qualquer etiologia e litíase por sais de ácido úrico.
Contra indicações
LITOCIT está contra-indicado a pacientes com hipercalemia (ou que tenham condições e/ou predisposição para desenvolvê-la) porque o aumento do potássio sérico pode provocar até uma parada cardíaca. Tais condições incluem: insuficiência renal crônica, diabetes mellitus incontrolável, desidratação aguda, exercício físico extenuante (em indivíduos fora de bom condicionamento físico), insuficiência adrenal, extensa perda de tecidos, ou na administração conjunta com outro medicamento ou diurético poupador de potássio (como triantereno, espironolactona ou amilorida). LITOCIT está contra-indicado a pacientes nos quais possa ocorrer uma demora ou parada na passagem do comprimido pelo trato gastrointestinal, tais como os que sofrem de retardamento do esvaziamento gástrico, compressão esofágica, obstrução intestinal, ou que estejam tomando medicação anticolinérgica. Pelo potencial ulcerogênico, LITOCIT não deve ser administrado a pacientes com úlcera péptica. LITOCIT está contra-indicado a pacientes com infecção ativa no trato urinário (com ou sem a presença de cálculos renais). A capacidade de LITOCIT de aumentar o citrato urinário pode ser atenuada pela degradação bacteriana do citrato. Além disso, o aumento do pH urinário pelo LITOCIT pode fomentar um aumento futuro das bactérias. LITOCIT é contra-indicado a pacientes com insuficiência renal (filtração glomerular menor do que 0,7 ml/kg/min), porque há aumento do risco de hipercalemia.
Posologia
O tratamento com LITOCIT deve ser acompanhado de uma dieta que limite a ingestão de sal e de potássio e estimule a ingestão de líquidos (o volume de urina precisa ser de pelo menos 2 litros ao dia). O objetivo do tratamento é prover LITOCIT na dosagem suficiente para restabelecer o citrato urinário (maior do que 320 mg/dia, até chegar o mais próximo possível do normal: 640 mg/dia) e aumentar o pH urinário para 6,0 a 7,0. Recomendação geral: Em qualquer dosagem LITOCIT deve ser administrado de preferência nas refeições ou até 30 minutos após as refeições ou lanches. Nos pacientes com hipocitratúria moderada (> 150 mg/dia de excreção de citrato urinário): LITOCIT deve ser administrado na dose inicial de 30 mEq/dia (10 mEq três vezes ao dia). Nos pacientes com hipocitratúria severa (< 150 mg/dia de excreção de citrato urinário): LITOCIT deve ser administrado na dose inicial de 60 mEq/dia (20 mEq três vezes ao dia ou 15 mEq quatro vezes ao dia). É necessário monitorar na urina de 24 horas o pH e a excreção do citrato para determinar a adequação da dose inicial e avaliar a eficácia de qualquer mudança de dose. Adicionalmente o pH e a excreção do citrato devem ser monitorados a cada 4 meses. Doses acima de 100 mEq/dia não foram avaliadas e devem ser evitadas. Eletrólitos séricos (sódio, potássio, cloreto e dióxido de carbono), creatinina e hemograma completo devem ser monitorados a cada 4 meses. O tratamento deve ser descontinuado no caso de hipercalemia, aumento significativo da creatinina sérica ou queda significativa do hematócrito/hemoglobina.
Reações adversas
As queixas mais comuns são de desconforto abdominal, vômito, diarréia, redução dos movimentos intestinais ou náusea. Estes sintomas são conseqüência de irritação intestinal e podem ser aliviados administrando-se as doses durante as refeições ou lanches, ou pela própria redução da dose. Alguns pacientes podem expelir as matrizes dos comprimidos intactas, nas fezes.
Interações medicamentosas

Assinantes


Esqueceu a senha?