Publicidade

Publicidade

Publicidade

LIBERAN

Laboratório

Apsen Farmacêutica S.A.

Principio ativo

BETANECOL, CLORETO

Classe

Composição

Cada comprimido contém: Cloreto de betanecol 5 e 10 mg. Cada comprimido revestido contém: Cloreto de betanecol 25 mg. Cada ml da solução injetável subcutânea contém 5 mg de cloreto de betanecol; água para injetáveis 1 ml.

Apresentação

Comprimidos: Caixas com 30 comprimidos de 5 mg, 10 mg e 25 mg. Injetável: Caixa com 6 ampolas de 1 ml. Cada ampola contém 5 mg de betanecol.

Indicações

No tratamento da retenção urinária aguda (funcional) pós-operatória e pós-parto e da retenção urinária causada pela atonia neurogênica da bexiga.

Contra indicações

Hipersensibilidade ao betanecol ou aos componentes da fórmula, no hipertireoidismo, úlcera péptica latente ou ativa, asma brônquica, bradicardia pronunciada ou hipotensão, instabilidade vasomotora, coronariopatias, epilepsia e parkinsonismo. LIBERAN não deve ser empregado: quando não se tiver certeza de que a resistência e a integridade do trato gastrointestinal e da bexiga estejam perfeitas, na presença de obstrução mecânica, quando a atividade muscular estiver aumentada no trato gastrointestinal ou na bexiga, depois de uma cirurgia ou ressecação recente na bexiga, ou no abdômen, depois de uma cirurgia no trato gastrointestinal e/ou anastomose, na obstrução do colo da bexiga, no distúrbio espástico gastrointestinal, na inflamação gastrointestinal aguda, peritonite ou marcada vagotonia.

Posologia

O medicamento deve ser administrado quando o estômago estiver vazio (duas horas após as refeições), para evitar a ocorrência de náuseas e vômitos. Comprimidos: Adultos: A dose usual é de 10 a 50 mg três a quatro vezes ao dia. Solução estéril subcutânea: A dose usual é de 1 ml (5 mg), embora alguns pacientes respondam satisfatoriamente a doses menores, como 0,5 ml (2,5 mg).

Reações adversas

As reações adversas após a administração oral são raras, mas são comuns após a administração subcutânea: Contrações ou desconforto abdominal, cólicas dolorosas, náuseas e aerofagia, diarréia, borborismos e salivação, urgência urinária, cefaléia, hipotensão com taquicardia reflexa, resposta vasomotora, rubor, sensação de calor nas faces, sudorese, broncoconstrição, ataque asmático, lacrimação e miose.

Interações medicamentosas

© 2000 - 2019 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa