Publicidade

Publicidade

Publicidade

SULFAZINE

Laboratório

Medic Ind. Farmacêutica Ltda.

Principio ativo

SULFADIAZINA

Classe

Antiinfecciosos tópicos

Composição

Cada grama do produto contém: Sulfadiazina de prata 10 mg; Veículo q.s.p. 1,00 g.

Apresentação

Creme: Bisnaga com 50 g. Pote com 400 g.

Indicações

SULFAZINE é um antimicrobiano tópico indicado para a prevenção e tratamento de infecções com grande potencial de sepse (queimaduras de causas diversas, como solar, elétrica, vapor, metal incandescente, água fervente, etc.), úlceras varicosas, escaras de decúbito, herpes e feridas cirúrgicas infectadas, infecções causadas por grande variedade de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, bem como algumas espécies de fungos (Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, algumas espécies de Proteus, Klebsiella sp., Enterobacter sp., Citrobacter sp., enterococos, Escherichia coli, Mimo herellea sp., estreptococos beta-hemolíticos, algumas espécies de Candida albicans sp.). Trabalhos recentes evidenciaram importante ação profilática contra infecções em cateterismos venosos e arteriais.

Contra indicações

Devido à impossibilidade aumentada de ocorrência de kernicterus (uso de sulfonamidas), o uso de SULFAZINE deve ser cuidadoso, senão abolido, em casos de gravidez a termo, crianças prematuras e recém-natos no primeiro mês de vida, quando a área a ser tratada for superior a 25% da superfície corporal queimada. O seu uso deve ser observado cuidadosamente nos casos de pacientes com hipersensibilidade às sulfas. Quando do uso de áreas muito extensas da superfície corporal, a monitoração dos níveis séricos de sulfa e da função renal torna-se relevante, apesar de pouca absorção do produto. Não utilizar no tratamento de infecções profundas já estabelecidas.

Posologia

Uso tópico. Aplicar SULFAZINE 1 a 2 vezes ao dia. Após os primeiros cuidados de desbridamento e degeneração da ferida, SULFAZINE deve ser aplicado produzindo uma camada de aproximadamente 3 a 5 mm por toda a superfície lesada. Recomenda-se antes da aplicação, que o paciente lave, ou tome banho, dependendo da área afetada. Após a aplicação de SULFAZINE, manter o curativo coberto. Pacientes idosos: Não há restrições ao uso do produto por pacientes idosos.

Reações adversas

Alguns casos de leucopenia transitória têm sido relatados em pacientes recebendo terapia por sulfadiazina, ocorrendo 3 a 4 dias do início da terapia, com retorno aos níveis normais de 2 a 3 dias, apesar da manutenção da terapia. Alguma proliferação fúngica pode ocorrer dentro ou abaixo da escara, enquanto a incidência de superinfecções fúngicas clinicamente notificadas é bastante rara. Sensação de ardor na área tratada. Ocasionalmente pode ocorrer coloração acinzentada ou de cor castanho na pele; rash cutâneo, prurido, aumento da sensibilidade epidérmica à luz, embora raros, podem ocorrer.

Interações medicamentosas

© 2000 - 2019 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa