Publicidade

Publicidade

Publicidade

SECNIDAL

Laboratório
Aventis Pharma Ltda.
Principio ativo
SENIDAZOL
Classe
Antimicrobianos
Composição
SECNIDAL 1000 mg Cada comprimido revestido contém: secnidazol....................................................1000 mg excipientes q.s.p..........................................1 comprimido (celulose microcristalina, amido de milho, dióxido de silício, povidona K30, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, hipromelose, propilenoglicol, macrogol 6000). SECNIDAL 900 mg Cada mL da suspensão contém: secnidazol....................................................30 mg excipientes q.s.p..........................................1 mL (sacarose, povidona K30, aspartame, aroma limão-vanilla).
Apresentação
Caixa com 2 e 4 comprimidos revestidos contendo 1000 mg de secnidazol. Frascos dosados a 900 mg de secnidazol (30 mg/mL), para diluição a 30 mL com água + copo dosador.
Indicações
SECNIDAL é indicado para: - giardíase; - amebíase intestinal sob todas as formas; - amebíase hepática; - tricomoníase.
Contra indicações
SECNIDAL não deve ser utilizado nos seguintes casos: - alergia aos derivados imidazólicos ou a qualquer componente do produto (ver item reações adversas); - suspeita de gravidez; - nos três primeiros meses de gravidez; - durante a amamentação.
Posologia
INDICAÇÕES Tricomoníase ADULTOS Dose única de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge. Amebíase intestinal e giardíase ADULTOS 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg), em dose única. CRIANÇAS *Suspensão: Dose única de 30 mg/kg/dia (máximo: 2 g) ou seja, 1 mL/kg de peso em tomada única. (ver instruções abaixo). Amebíase hepática 1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias CRIANÇAS * Suspensão: 30 mg/kg/dia (máximo: 2 g), e durante 5 a 7 dias ou seja, 1 mL/kg de peso durante 5 a 7 dias (ver instruções abaixo). *OBS.: O medicamento deve ser administrado em uma das refeições, preferencialmente à noite. •Conduta necessária caso haja esquecimento de administração Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo. SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.
Reações adversas
Reações de hipersensibilidade (febre, eritema, urticária, angioedema e reação anafilática). Podem ocorrer raramente reações desagradáveis como: •distúrbios digestivos: náuseas, gastralgia, alteração do paladar (gosto metálico), glossites e estomatites; •erupções na pele; •leucopenia moderada, reversível com a suspensão do tratamento; •mais raramente: fenômenos neurológicos como vertigens (tontura), fenômenos de incoordenação (ataxia), parestesias, polineurites sensitivo-motoras.
Interações medicamentosas
As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais. Para evitá-las deve-se: a) lavar as mãos antes de comer e após defecar; b) comer de preferência alimentos cozidos; c) beber água filtrada ou esfriada após fervura; d) manter as unhas cortadas; e) conservar os alimentos longe de insetos; f) comer de preferência verduras frescas e lavadas em água corrente; g) evitar andar descalço e não pisar nem nadar em águas paradas. Observando estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam a família. Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com SECNIDAL e até 4 dias após o seu término. Verifique sempre o prazo de validade que se encontra na embalagem do produto e confira o nome para não haver enganos. Não utilize SECNIDAL caso haja sinais de violação ou danificações da embalagem. •Risco de uso por via de administração não recomendada Não há estudos dos efeitos de SECNIDAL administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral. Gravidez e Amamentação Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento com SECNIDAL. Informe seu médico se estiver amamentado. SECNIDAL não deve ser utilizado em caso de suspeita de gravidez, nos três primeiros meses desta e durante a amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. INFORME AO MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS. INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE. Pacientes idosos Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento em pacientes idosos. Restrições a grupos de risco Recomenda-se também evitar a administração de SECNIDAL aos pacientes com antecedentes de discrasia sangüínea e distúrbios neurológicos. Atenção diabéticos: SECNIDAL suspensão contém sacarose: 256,8 mg/mL.

Assinantes


Esqueceu a senha?