Publicidade

Publicidade

Publicidade

NORIPURUM GOTAS

Laboratório
Altana Pharma Ltda.
Principio ativo
FERRO III
Classe
Reposição de eletrólitos e minerais
Composição
Cada ml (20 gotas) contém: Complexo de hidróxido de ferro III polimaltosado 182 mg, equivalente a 50 mg de ferro III.
Apresentação
Solução oral (gotas): Frasco com 15 ml.
Indicações
No tratamento das síndromes ferropênicas latentes e moderadas. Anemias ferroprivas devido à subnutrição e/ou carências alimentares qualitativas e quantitativas. Anemias das síndromes disabsortivas intestinais. Anemia ferropriva da gravidez e da lactação; anemia por hemorragias agudas ou crônicas e em condições nas quais seja conveniente a suplementação dos fatores hematogênicos.
Contra indicações
Hipersensibilidade aos sais de ferro ou a qualquer um dos componentes do produto. Todas as anemias não-ferropênicas, particularmente aquelas causadas por acúmulo de ferro ou incapacidade de sua utilização, tais como hemocromatose, anemia falciforme, anemia hemolítica, anemia provocada pelo chumbo, talassemia, anemia por tumores ou infecções (sem deficiência de ferro), anemias associadas à leucemia aguda ou crônica; hepatopatia aguda e processos que impedem a absorção de ferro por via oral, como diarréias crônicas ou retocolite ulcerativa.
Posologia
Para uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser aplicada, calcula-se conforme a gravidade do caso e, salvo critério médico, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso. Esta dose pode ser administrada, conforme o volume total resultante, em uma ou mais tomadas. Para fins de cálculo lembra-se que o teor férrico de NORIPURUM Gotas é: 1 ml = 50 mg. Como posologia média sugere-se: Prematuros, lactentes e crianças até 4 anos: Em casos de anemia ferropênica leve, moderada e até grave, 1 a 2 gotas por kg de peso ao dia, em dose única, podendo ser aumentada ou diminuída a critério médico. Crianças de 4 a 12 anos: Em casos de anemia ferropênica leve a moderada, 2 gotas por kg de peso ao dia, em dose única, podendo ser aumentada (em casos mais graves) ou diminuída, a critério médico. Adultos e adolescentes: No tratamento de ferropenias leves e moderadas, 40 gotas (= 2 ml) ao dia. No tratamento da anemia ferropriva manifesta, doses diárias de 40 a 80 gotas (= 2 a 4 ml), em uma ou mais tomadas, geralmente atendem às necessidades terapêuticas. Em casos mais graves, as doses diárias podem ser aumentadas até 120 gotas (= 6 ml), conforme critério médico, ou, se necessário, o uso de Noripurum parenteral (IM ou EV) como tratamento inicial. Recomenda-se administrar o preparado pouco antes ou durante as refeições. A fim de garantir um tratamento eficiente, com adequada reposição do estoque orgânico de ferro, recomenda-se continuar com a administração de NORIPURUM durante mais 2 a 3 meses após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica.
Reações adversas
O preparado, sendo de excelente tolerabilidade, apenas excepcionalmente provoca fenômenos gastrointestinais (sensação de plenitude, dores epigástricas, náuseas, constipação ou diarréia), freqüentemente observados com o uso dos sais ferrosos. A manifestação de reações de hipersensibilidade (sensação de calor, rubor, taquicardia, erupções cutâneas) é extremamente rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro. A coloração escura das fezes, quando de seu uso, não é característica específica de NORIPURUM, mas de todos compostos de ferro, não tendo nenhum significado clínico.
Interações medicamentosas

Assinantes


Esqueceu a senha?