Publicidade

Publicidade

Publicidade

HANTINA

Laboratório
Apsen Farmacêutica S/A
Principio ativo
NITROFURANTOÍNA
Classe
Antimicrobianos
Composição
Cada ml da suspensão oral contém: Nitrofurantoína 5 mg.
Apresentação
Suspensão oral 5 mg/ml: Frasco contendo 120 ml.
Indicações
Tratamento de infecções urinárias agudas e crônicas, tais como: cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites, produzidas por bactérias sensíveis à nitrofurantoína (Escherichia coli, Enterococus, Staphylococcus aureus, Klebsiella sp., Proteus sp. ou outras). Profilaxia das infecções urinárias, antes e durante as intervenções cirúrgicas, ou investigações instrumentais das vias urinárias.
Contra indicações
Hipersensibilidade à nitrofurantoína. Insuficiência de glicose-6-fosfodeidrogenase. Anúria, oligúria ou comprometimento significativo da função renal (clearance de creatinina abaixo de 40 ml/min). O tratamento destes pacientes apresenta um aumento do risco de toxicidade devido à redução da excreção da nitrofurantoína. Na fase final da gestação e em crianças com menos de três meses de idade, devido ao risco de anemia hemolítica, motivada pela imaturidade do sistema enzimático.
Posologia
Suspensão oral: Adultos: 50 a 100 mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, às refeições. Nos casos necessários, a critério médico, a dose diária poderá ser de 8 a 10 mg/kg, ou por períodos mais prolongados. Suspensão oral: Crianças: 5 a 7 mg por kg de peso/dia, divididos em 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, durante as refeições e junto com alimentos doces. A tabela a seguir tem o objetivo de facilitar a administração de HANTINA Suspensão. Está baseada numa posologia média de 5 a 7 mg de HANTINA Suspensão por kg/peso, administrada durante 24 horas. Peso em kg = 7 a 11 -> Nº de colher-medida/4 vezes ao dia = 1/2 (correspondente a 2,5 ml) // Peso em kg = 12 a 21 -> Nº de colher-medida/4 vezes ao dia = 1 (correspondente a 5 ml) // Peso em kg = 22 a 30 -> Nº de colher-medida/4 vezes ao dia = 1 + 1/2 (correspondente a 7,5 ml) // Peso em kg = 31 a 40 -> Nº de colher-medidade/4 vezes ao dia = 2 (correspondente a 10 ml) // Observação: A terapêutica deverá ser continuada, no mínimo, por mais 3 dias, após a urina tornar-se límpida e isenta de germes. Caso a infecção persista, será necessária a reavaliação do caso. Se for necessário o uso do medicamento por longo prazo, a redução da dose deverá ser considerada.
Reações adversas
Anorexia, náuseas e vômitos poderão ocorrer, além de dor abdominal e diarréia. A incidência desses sintomas é reduzida com a ingestão do medicamento acompanhado de leite ou alimento sólido. Cefaléia, tonteira, sonolência e mialgias, são controláveis da mesma forma ou com a administração de medicação auxiliar. Erupções cutâneas, febre, calafrios, icterícia, eosinofilia e reações pleuropulmonares poderão ocorrer nos pacientes hipersensíveis à droga. A supressão do medicamento assegura o imediato desaparecimento desses sintomas.
Interações medicamentosas

Assinantes


Esqueceu a senha?