Publicidade

Publicidade

Publicidade

ENDOFOLIN

Laboratório
Marjan Ind. e Com. Ltda.
Principio ativo
ÁCIDO FÓLICO
Classe
Vitaminas isoladas
Composição
Comprimidos revestidos 2 mg: Cada comprimido revestido contém: Ácido fólico 2 mg. Excipientes: Cellactose, explotab, talco, estearato de magnésio, corante verde sicco, dióxido de titânio e eudragit. Comprimidos revestidos 5 mg: Cada comprimido revestido contém: Ácido fólico 5 mg. Excipientes: Cellactose, explotab, talco, estearato de magnésio, corante verde sicco, dióxido de titânio e eudragit.
Apresentação
Comprimidos revestidos: Caixas com 20 comprimidos revestidos de 2 mg ou 5 mg.
Indicações
Situações clínicas em que ENDOFOLIN está indicado: Hematologia: Anemias hemolíticas e megaloblásticas: Todas as anemias hemolíticas (anemia falciforme, talassemia, esferocitose) se beneficiam com o uso rotineiro de AF. Diagnóstico de carências de AF e vitamina B12: Administram-se 20 gotas de ENDOFOLIN por 10 dias consecutivos e observa-se o aparecimento de reticulocitose. Ginecologia e obstetrícia: Complemento vitamínico durante a gestação e lactação; diminui a incidência de malformações do tubo neural; previne a deficiência de AF em pacientes que recebem anticoncepcionais por tempo prolongado; previne o aparecimento da displasia cervical. Infectologia: Melhora a resposta imunológica nos processos infecciosos; pacientes portadores de HIV podem ter a absorção de AF prejudicada, contribuindo ainda mais com a deterioração do seu sistema imunológico. Psiquiatria e neurologia: São detectados baixos níveis de AF em várias patologias neurológicas e psiquiátricas, tais como: epilepsia, depressão, alcoolismo, esquizofrenia, psicoses em geral. Com o uso de medicamentos para o controle destas doenças, há uma diminuição de AF no organismo. Para suprir esta deficiência, administra-se ENDOFOLIN. Nefrologia: Pacientes submetidos à hemodiálise podem necessitar complementação de AF após as sessões terapêuticas. Clínica médica e geriatria: Complemento vitamínico, doenças infecciosas, doenças consumptivas e anemias folicoprivas. Gastroenterologia: Diarréias agudas prolongadas, diarréias crônicas, doença de Crohn, doença celíaca, retocolite ulcerativa. Reumatologia: Proteção do dano hepático em pacientes com artrite reumatóide causado pelo uso de metotrexato.
Contra indicações
ENDOFOLIN é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou a pacientes com anemia perniciosa.
Posologia
1 comprimido de 2 mg ou 1 comprimido de 5 mg, 1 vez ao dia. Observação: Na prevenção de malformação do tubo neural deve-se administrar 2 comprimidos de ENDOFOLIN 2 mg ou 1 comprimido de 5 mg diariamente durante todo o período fértil da mulher sexualmente ativa. Prolongar o uso da medicação pelo menos durante as 4 primeiras semanas de gestação.
Reações adversas
Estão relacionadas à ingestão de doses elevadas (mais de 15 mg/dia). Embora haja inúmeras comprovações de atoxicidade do AF, existem relatos na literatura de que doses de 15 mg ou mais possam produzir alterações no SNC, decorrentes de aumento da síntese de aminas cerebrais, além de eventuais distúrbios gastrointestinais. Doses elevadas (acima de 15 mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco e levar a uma precipitação de cristais de ácido fólico nos rins.
Interações medicamentosas
Ácido fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12.

Assinantes


Esqueceu a senha?