Publicidade

Publicidade

Publicidade

MATERFOLIC

Laboratório
Farmoquímica S.A.
Principio ativo
ÁCIDO FÓLICO
Classe
Vitaminas isoladas
Composição
Cada comprimido contém: Ácido fólico 5 mg. Excipientes (avicel pH 101, lactose, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio, açúcar) q.s.p. 1 comprimido.
Apresentação
Caixas com 30 comprimidos de 5 mg.
Indicações
Situações clínicas em que MATERFOLIC® está indicado: Ginecologia e Obstetrícia: Complemento vitamínico durante a gestação e lactação; diminui a incidência de malformações do tubo neural; previne a deficiência de ácido fólico em pacientes que recebem anticoncepcionais por tempo prolongado; previne o aparecimento da displasia cervical. Hematologia: Anemias hemolíticas e megaloblásticas: todas as anemias hemolíticas (anemia falciforme, talassemia, esferocitose) se beneficiam com o uso rotineiro de ácido fólico. Diagnóstico de carências de ácido fólico e vitamina B12.
Contra indicações
É contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou a pacientes com anemia perniciosa.
Posologia
1 a 2 comprimidos de 5 mg, 1 vez ao dia. Observação: Na prevenção de malformação do tubo neural deve-se administrar 1 comprimido de 5 mg diariamente durante todo o período fértil da mulher sexualmente ativa. Prolongar o uso da medicação pelo menos durante as 4 primeiras semanas de gestação.
Reações adversas
Estão relacionadas à ingestão de doses elevadas (mais de 15 mg/dia). Embora haja inúmeras comprovações de otoxicidade do ácido fólico, existem relatos na literatura de que doses de 15 mg ou mais possam produzir alterações no SNC, decorrentes de aumento da síntese de aminas cerebrais, além de eventuais distúrbios gastrintestinais. Doses elevadas (acima de 15 mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco e levar a uma precipitação de cristais de ácido fólico nos rins.
Interações medicamentosas
Ácido fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12, portanto, recomenda-se o tratamento associado de ácido fólico com vitamina B12 para estas situações.

Assinantes


Esqueceu a senha?