Publicidade

Publicidade

Publicidade

SECNIDAZOL GENÉRICO

Laboratório
SANOFI-SYNTHELABO Ltda.
Principio ativo
SENIDAZOL
Classe
Antimicrobianos
Composição
Cada comprimido revestido contém: secnidazol............................................................................................................... 1000 mg excipientes q.s.p. ............................................................................................ 1 comprimido (celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, povidona, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, hipromelose, propilenoglicol, macrogol).
Apresentação
Embalagem com 2 e 4 comprimidos revestidos a 1000 mg de secnidazol.
Indicações
O secnidazol é indicado para: - giardíase; - amebíase intestinal sob todas as formas; - amebíase hepática; - tricomoníase.
Contra indicações
O secnidazol não deve ser utilizado nos seguintes casos: - alergia aos derivados imidazólicos ou a qualquer componente do produto; - suspeita de gravidez; - nos três primeiros meses de gravidez; - durante a amamentação.
Posologia
INDICAÇÕES ADULTOS Tricomoníase 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge. Amebíase intestinal e giardíase 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg). Amebíase hepática 1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias Conduta necessária caso haja esquecimento de administração Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo. SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.
Reações adversas
Reações de hipersensibilidade (febre, eritema, urticária, angioedema e reação anafilática). Podem ocorrer raramente reações desagradáveis como: - distúrbios digestivos: náuseas, gastralgia, alteração do paladar (gosto metálico), glossites e estomatites; - erupções na pele; - leucopenia moderada, reversível com a suspensão do tratamento; - mais raramente: fenômenos neurológicos como vertigens (tontura), fenômenos de incoordenação (ataxia), parestesias, polineurites sensitivo-motoras.
Interações medicamentosas
As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais. Para evitá-las deve-se: a) lavar as mãos antes de comer e após defecar; b) comer de preferência alimentos cozidos; c) beber água filtrada ou esfriada após fervura; d) manter as unhas cortadas; e) conservar os alimentos longe de insetos; f) comer de preferência verduras frescas e lavadas em água corrente; g) evitar andar descalço e não pisar nem nadar em águas paradas. Observando estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam a família. Como acontece com outros imidazólicos, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com secnidazol e até 4 dias após o seu término. Verifique sempre o prazo de validade que se encontra na embalagem do produto e confira o nome para não haver enganos. Não utilize secnidazol caso haja sinais de violação ou danificações da embalagem. • Risco de uso por via de administração não recomendada Não há estudos dos efeitos de secnidazol administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral. Gravidez e Amamentação Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento com secnidazol . Informe seu médico se estiver amamentado. O secnidazol não deve ser utilizado em caso de suspeita de gravidez, nos três primeiros meses desta e durante a amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. INFORME AO MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS. INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE. Pacientes idosos Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento em pacientes idosos. Restrições a grupos de risco Recomenda-se também evitar a administração de secnidazol aos pacientes com antecedentes de discrasia sangüínea e distúrbios neurológicos.

Assinantes


Esqueceu a senha?