Publicidade

Publicidade

Publicidade

CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C

Laboratório
Novartis Biociências S.A
Principio ativo
CÁLCIO, CARBONATO (Assoc.)
Classe
Composição
Cada comprimido efervescente contém carbonato de cálcio e lactobionato de cálcio equivalentes a 250 mg de cálcio ionizável; 1.000 mg de ácido ascórbico (vitamina C); bicarbonato de sódio, ácido cítrico, sacarose (1,8 g), aromatizante, sacarina e polietilenoglicol.
Apresentação
Comprimidos efervescentes: Embalagem com 10 comprimidos efervescentes sabor laranja.
Indicações
Aumento da demanda de cálcio e vitamina C, por exemplo, durante a gravidez e lactação, durante os períodos de rápido crescimento (infância, adolescência), na idade avançada, durante moléstias infecciosas e convalescença. Tratamento de deficiência de cálcio e vitamina C. Como adjuvante nos resfriados e gripes.
Contra indicações
Hipersensibilidade aos componentes da formulação (ver Composição); hipercalcemia (por exemplo, no hiperparatireoidismo, superdosagem prévia de vitamina D, tumores descalcificantes como plasmocitoma, metástases ósseas); hipercalciúria grave; insuficiência renal grave.
Posologia
Adultos e crianças com mais de 7 anos: 1 comprimido efervescente ao dia. Crianças de 3 a 7 anos: Meio comprimido efervescente ao dia. Crianças com menos de 3 anos: De acordo com a orientação médica.
Reações adversas
Em casos raros podem ocorrer distúrbios gastrintestinais leves (sensação de plenitude gástrica, diarréia). O tratamento prolongado com CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C pode acarretar formação de cálculos no trato urinário.
Interações medicamentosas
Em pacientes com hipercalciúria leve (excedendo 300 mg = 7,5 mmol/24 horas), com comprometimento leve ou moderado da função renal ou com história de depósitos urinários, é necessária a monitoração da excreção de cálcio na urina. Se necessário, a dose de cálcio deve ser reduzida ou o tratamento interrompido. Para pacientes predispostos à formação de cálculos no trato urinário, recomenda-se um aumento na ingestão de líquidos. A ingestão de altas doses de vitamina D deve ser evitada durante a administração de cálcio, a menos que especificamente indicada. Tem-se relatado que os sais de citrato aumentam a absorção de alumínio. Assim, CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C, que contém ácido cítrico na fórmula, deve ser usado com cautela em pacientes com função renal gravemente prejudicada, especialmente os que recebem preparações que contêm alumínio (ver Contra-indicações). O conteúdo de açúcar de CALCIUM SANDOZ® + VITAMINA C (1,8 g/comprimido) deve ser levado em consideração nos pacientes diabéticos e seu conteúdo de sódio (274 mg/comprimido) deve ser considerado em pacientes que necessitam de dieta com baixo teor de sódio.

Assinantes


Esqueceu a senha?