ALCOOLOGIA – O Alcoolismo na Perspectiva da Saúde Pública - Capítulo 8 - Álcool e Gravidez – Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)

08 síndrome alcoólica fetal constitui complexo quadro clínico de manifestações diversas, decorrentes da exposição da criança ao álcool, durante o período da gravidez. Tais manifestações caracterizam-se por um grupo de sinais e sintomas relacionados ao comprometimento do SN (cérebro) e de outros órgãos (Lima, 2003).. A SAF pode manifestar-se de forma variável, segundo a gravidade do comprometimento fetal, a depender da freqüência e quantidade do consumo de bebida alcoólica e do período gestacional. Assim, podem-se observar abortamento, morte fetal perinatal, retardo mental grave (forma típica), déficit cognitivo/de atenção (com ou sem hiperatividade), distúrbios comportamentais, além de dismorfias craniofaciais, informações cardíaca, renal e de outros órgãos.. O importante aumento da produção de bebidas alcoólicas, em grande parte nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, sobretudo os ocidentais, fez com que os diversos problemas relacionados ao consumo nocivo de álcool (uso, abuso e dependência) chegassem a um nível jamais abservado antes. Hoje, a OMS coloca o alcoolismo como a terceira maior causa de morbidade e mortalidade, responsável por enormes gastos, apesar de subestimado..

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='ALCOOLOGIA – O Alcoolismo na Perspectiva da Saúde Pública',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 13 de maio de 2015

Maconha: uma questão de limites e suas implicações à saúde mental

Artigo / Publicado em 2 de setembro de 2020

Suicídio em Patologias Clínicas

Artigo / Publicado em 10 de junho de 2024

Alcoolismo Agudo

Notícia / Publicada em 2 de março de 2025

Mudanças climáticas podem estar retardando os nascimentos, aponta estudo

Notícia / Publicada em 18 de junho de 2018

Consumo excessivo de álcool na adolescência e saúde óssea em garotas adolescentes

Notícia / Publicada em 14 de março de 2016

Meningoencefalite causada pelo vírus Zika: um relato de caso

Notícia / Publicada em 13 de junho de 2014

Qual o impacto da gravidez indesejada para os cofres públicos brasileiros?

Notícia / Publicada em 21 de maio de 2011

Revisão sistemática de diretrizes para avaliações de economia da saúde

Notícia / Publicada em 5 de fevereiro de 2009

Decisão pelo emprego de suporte de vida durante uma emergência de saúde pública

Notícia / Publicada em 6 de dezembro de 2000

Brasil: Alcoolismo Entre Jovens Mobiliza Profissionais de Saúde



Assinantes


Esqueceu a senha?