Literatura Médica - Redução na incidência de defeitos do tubo neural após adição de ácido fólico na dieta - JAMA 2001; 285:2981-2986

A prevalência dos defeitos do tubo neural (DTN) congênitos tem diminuído nos EUA após a instituição de administração de ácido fólico aos produtos derivados de cereais, através de uma resolução do Food and Drug Administration (FDA), em 1998.

Tais números foram corroborados por um estudo realizado pela Dra. Margaret A. Honein e colaboradores do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA, em Atlanta. Neste estudo foi comparada a prevalência de DTN antes e depois da utilização de folato. Houve um decréscimo de 19% de DTNs após a introdução de folato nos produtos derivados de cereais. Essa porcentagem representa, em números absolutos, cerca de 800 gravidezes beneficiadas.

Uma outra forma de manter tais índices é a utilização de suplementação com vitaminas, sendo que o CDC recomenda 400 microgramas por dia para as mulheres em idade reprodutiva, apesar da média consumida por esse grupo ser de apenas 100 microgramas.

No futuro, os pesquisadores pretendem continuar implementando a utilização de folato além de descobrirem outros possíveis fatores de risco preveníveis para que novas estratégias possam ser desenvolvidas.

Fonte: JAMA 2001; 285:2981-2986

Copyright © 2001 eHealth Latin America                 16 de Julho de 2001

Divulgação



conteúdos relacionados
Literatura Médica


Assinantes


Esqueceu a senha?