Literatura Médica - Consumo de laticínios e risco de diabetes mellitus tipo 2 em homens. - Archives of Internal Medicine 2005; 165:997-1003

A dieta e as modificações do estilo de vida podem reduzir substancialmente o risco de diabetes mellitus tipo 2. Enquanto foi observada uma forte relação inversa entre o consumo de laticínios e a síndrome de resistência à insulina, entre adultos obesos, a relação entre o consumo desses alimentos e o diabetes mellitus tipo 2 ainda não é conhecida. Um estudo para analisar essa associação foi realizado por Hyon Choi, Walter Willett e colaboradores, do Hospital Geral de Massachusetts, EUA.. A associação entre o consumo de laticínios e a incidência de diabetes mellitus tipo 2 foi prospectivamente avaliada, em 41.254 homens sem história prévia de diabetes, doença cardiovascular e câncer, ao início do estudo, no "Health Professionals Follow-up Study".. Durante 12 anos de acompanhamento, foram documentados 1.243 casos de diabetes mellitus tipo 2. O consumo de laticínios foi associado a um risco modestamente mais baixo de diabetes tipo 2. Após ajustes para fatores de confusão, incluindo o índice de massa corporal, o nível de atividade física, e fatores dietéticos, o risco relativo de diabetes tipo 2, em homens com maior consumo foi de 0,77, comparado àqueles com menor consumo. Cada aumento de uma porção diária de laticínios foi associado a uma redução de 9% no risco de diabetes tipo 2 (risco relativo multivariado de 0,91). O risco relativo correspondente ....

Divulgação



conteúdos relacionados
Literatura Médica


Assinantes


Esqueceu a senha?