Literatura Médica - Comparação de quatro dietas com diferentes cargas glicêmicas, quanto à perda de peso e à redução do risco cardiovascular em adultos com sobrepeso e obesidade - Archives of Internal Medicine 200

Apesar da grande popularidade das dietas com baixo índice glicêmico e alto conteúdo protéico, na visão dos pesquisadores ainda não existe estudos controlados e randomizados que tenham comparado os efeitos relativos dessas dietas na perda de peso e na redução do risco cardiovascular. Joanna McMillan e colaboradores, da Universidade de Sidney, Austrália, realizaram estudo randomizado com o objetivo de comparar quatro diferentes dietas, com relação à perda de peso e impacto no risco cardiovascular.. A amostra foi composta por 129 adultos com sobrepeso ou obesidade (índice de massa corporal ≥ 25Kg/m2). Eles foram randomizados para receber uma de quatro tipos de dieta com taxa reduzida de gorduras e maior quantidade de fibras, por um período de 12 semanas. As dietas 1 e 2 eram caracterizadas por grande taxa de carboidratos (55% das calorias totais ingeridas) e com alto e baixo índice glicêmico, respectivamente; as dietas 3 e 4 apresentavam maior taxa de proteínas (25% das calorias totais ingeridas), também com alto e baixo índice glicêmico, respectivamente. A carga glicêmica foi a maior na dieta 1 e a menor na dieta 4. Foram analisadas as mudanças no peso, na composição corporal e no perfil bioquímico sérico.. Enquanto todos os grupos de pacientes apresentaram média de perda de peso semelhante (dieta 1: -4,2%; dieta 2: -5,5%; dieta 3: -6,2%; dieta 4: -4,8%), ....

Divulgação



conteúdos relacionados
Literatura Médica


Assinantes


Esqueceu a senha?