Quando uma mulher pode começar a tomar a pílula?

Uma mulher pode começar a tomar a pílula sempre que houver certeza de que ela não está grávida. Ela não tem que estar menstruando para começar a tomar a pílula.

Uma mulher que comece a tomar a pílula após 7 dias do início do sangramento menstrual deve usar um método complementar tal como os preservativos ou um espermicida, ou então evitar ter relações sexuais durante os primeiros 7 dias em que tomar a pílula. Seu padrão menstrual normal poderá mudar, porém ela deve continuar a tomar todas as pílulas da cartela, não importando quando ela menstruar novamente.

Para ter certeza de que a cliente não está grávida, o profissional de saúde pode fazer uma série de perguntas (veja a lista de verificação ao lado). Não é necessário fazer um exame de gravidez. Não há necessidade de pedir à mulher que volte à clínica quando estiver menstruando, seja no caso da pílula ou de qualquer outro método.

Se a gravidez não puder ser descartada com certeza – ou seja, se a mulher não puder responder "sim" a nenhuma das perguntas – ela pode levar as pílulas para casa e começar a tomá-las assim que inicie seu período menstrual ou a qualquer momento dentro dos primeiros 7 dias após o início da menstruação.

Qual é o melhor dia para se começar? O primeiro dia do sangramento menstrual pode ser o mais fácil de se lembrar e, além disso, quando se começa no primeiro dia não é necessário contar os dias. No entanto, pesquisas recentes indicam que quando se começa mais tarde reduz-se o sangramento inesperado e as manchas no primeiro mês. Isto pode ser vantajoso já que o sangramento inesperado é uma razão freqüente pela qual as mulheres desistem de tomar o anticoncepcional oral no primeiro mês (247, 248).

Dois estudos compararam mulheres que começaram no primeiro dia de menstruação com mulheres que começaram no quinto dia. No primeiro estudo, 26% das 50 mulheres que começaram a tomar a pílula no primeiro dia de menstruação tiveram sangramento inesperado, comparado com 8% das outras 50 mulheres que começaram a tomar a pílula no quinto dia (248). No segundo estudo, 24% das 100 mulheres que começaram no dia 1 e 10% das 100 mulheres que começaram a tomar os ACOs no dia 5 experimentaram o sangramento inesperado no primeiro mês (247). Como um número menor das mulheres experimentaram sangramento inesperado, um número menor das mulheres que começaram no dia 5 desistiram do uso durante o primeiro ciclo da pílula (247, 248).

Algumas instruções veiculadas em alguns países desenvolvidos sobre o uso da pílula recomendavam às mulheres começar num domingo. Esta orientação tornou-se um pouco menos comum já que muitas farmácias destes países fecham nos domingos, dificultando a obtenção das pílulas pelas mulheres.